Os interessados em integrar as fileiras da Marinha do Brasil (MB) já podem intensificar a preparação. A Força, por meio de seus Distritos Navais, divulgou, na sexta-feira (7), os avisos de convocação para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF-RM2), com mais de 500 vagas em todo o País. As seleções são destinadas a profissionais com nível superior em diversas áreas de formação, para atuação, por até oito anos, na Força. A remuneração bruta inicial ultrapassa R$ 9 mil.
As inscrições foram abertas no sábado (8) e seguem até 8 de janeiro de 2026.
Os interessados devem acessar a página do Distrito Naval (DN) de sua preferência para se inscrever. A taxa de inscrição é de R$ 140,00, com possibilidade de solicitar isenção entre os dias 10 e 12 de novembro, para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e pertencentes a famílias de baixa renda.
As vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas, como: Administração; Direito; Comunicação Social; Psicologia; Ciências Contábeis; Geografia; Informática; Serviço Social; Biblioteconomia; Pedagogia; Português (Letras); Letras (Inglês); História; Matemática; Estatística; Educação Física; Química; Filosofia; Sociologia; Meteorologia; Oceanografia; Segurança do Tráfego Aquaviário; Inspetor Naval; Vistoriador Naval; e Teologia Católica.
Há também oportunidades para profissionais das áreas de Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Mecatrônica, Metalúrgica, Química, Cartográfica, Naval, de Produção, de Telecomunicações, de Sistemas da Computação e de Material) e de Arquitetura e Urbanismo.
E, ainda, oportunidades para profissionais da Saúde nas áreas de medicina (diversas especialidades), Odontologia (diversas especialidades), Farmácia, Veterinária, e de apoio à Saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
Para concorrer a uma das vagas, é preciso atender a determinados critérios, como ser brasileiro nato, ter mais de 18 e menos de 41 anos até a data da incorporação e possuir nível superior na área em que concorre, além de estar registrado no respectivo órgão fiscalizador da profissão, quando houver.
O candidato, aprovado em todas as fases e classificado dentro das vagas, ingressará na MB como Guarda-Marinha, sendo promovido a Segundo-Tenente após 6 meses de incorporação, cumpridos os requisitos necessários. Além da remuneração, logo a partir do curso de formação, os Oficiais RM2 têm acesso a diversos benefícios, como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
O processo seletivo é constituído de seis etapas: Prova Objetiva (PO); Prova de Títulos (PT); Verificação Documental e de Dados Biográficos (VD e VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF); e Designação à Incorporação.
A prova objetiva será realizada no dia 22 de fevereiro de 2026, com duração de três horas. Para a maioria das profissões, a prova será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre a matéria de Língua Portuguesa. Já para os profissionais de medicina, a prova abordará 50 questões sobre atendimento e conduta em situações de emergência e urgência médica, inclusive em áreas remotas.Todos os detalhes sobre cada etapa da seleção constam nos respectivos
Avisos de Convocação, disponíveis nas páginas de cada DN.
Após a conclusão do Curso de Formação, o militar atuará em uma das Organizações Militares da MB, na Unidade da Federação a qual concorreu.
O Serviço Militar Temporário, para os Oficiais RM2, poderá ter a duração de até 8 anos, conforme a necessidade da Administração Naval e a manifestação da vontade do próprio militar, sem vínculo permanente com a instituição. Com isso, o militar poderá alcançar o posto de Capitão-Tenente.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/
















